04/06/2012

COMO AUMENTAR A CRIATIVIDADE EM SUA EQUIPE?

O que torna algumas empresas verdadeiras usinas de boas idéias, enquanto outras parecem destinadas a fazer tudo sempre igual?
Quando as pessoas são encorajadas, as sugestões aparecem. Veja dez formas ao alcance de qualquer equipe para estimular a criatividade interna.
Como colocar em prática:
1- Uma pequena idéia todo dia, como ginástica
Propõe-se aos membros melhorar diariamente um aspecto de seu trabalho. Reuniões periódicas nas quais cada um conte aos colegas as iniciativas que deram mais resultado disseminam as melhores idéias e ajudam a gerar outras.

2 - Um mural de problemas e soluções
Um tema em discussão ou um problema que precise de uma solução criativa pode ser afixado num mural. A equipe deve propor aos membros que coloquem ali suas idéias e dêem sugestões para resolver o problema.

3 - Cantinho para fazer uma pausa para pensar
Deve-se reservar na equipe uma área especial onde as pessoas possam se retirar para pensar. Pode ser uma sala de reuniões usada em horários ociosos ou uma mesa num canto com livros e vídeos sobre criatividade e jogos que estimulem o raciocínio.

4 - Bloquinho para anotar as idéias
Cada membro ganha um bloco para anotar pelo menos três idéias por dia. No final do mês, os blocos são recolhidos, e as sugestões, analisadas. As que podem ser aplicadas devem ser amplamente divulgadas.

5 - Eleição de um comitê de criatividade
Voluntários compõem um comitê para discutir e implementar boas idéias em vários departamentos. O mesmo grupo pode ficar com a atribuição de premiar os membros conforme a quantidade e a qualidade das sugestões.

6 - Razão e intuição se completam no dia-a-dia
Formam-se dois grupos — o dos racionais e o dos intuitivos. Os primeiros se concentram em idéias lógicas e práticas. Para os intuitivos, pede-se que tragam soluções pouco convencionais. Ao final, as idéias são discutidas em conjunto e melhoradas.

7 - Almoço com um convidado criativo
Grupos de três a cinco membros se reúnem num almoço para bater-papo com uma pessoa criativa de fora da equipe. Não é necessário que ela conheça o setor. O objetivo é extrair dela sugestões sobre como ser mais criativo no dia-a-dia da equipe.

8 - Metas com prazo para cumprir
Thomas Edison estabelecia para si a meta de ter uma pequena invenção a cada dez dias e um grande invento a cada seis meses. Pode-se estabelecer, por exemplo, que cada membro faça cinco sugestões por semana.

9 - Mudança de atitude quando algo dá errado
Em vez de investir tempo entendendo por que algo não funcionou direito, deve-se perguntar às pessoas o que elas acham que deve ser feito para que aquilo que hoje está dando errado passe a funcionar corretamente.

10 - Pontos de vista de fora são bem-vindos
Jonas Salk, criador da vacina contra a poliomielite, ouvia palpites de leigos. Ele dizia que deles vinham ótimas idéias. Da mesma forma, colegas de outro departamento podem enriquecer uma discussão empacada.

Nenhum comentário: