01/04/2013

PECADOS CAPITAIS DE UM LÍDER

Segundo John H. Zenger e Joseph Folkman em seu livro The Extraordinary Leader ( O líder extraordinário), os itens encontrados com maior freqüência nas avaliações dos líderes menos eficazes são:

- incapacidade de praticar o autodesenvolvimento, isto é, de aprender com os próprios erros;
- falta de habilidades e competências interpessoais fundamentais;

- deixar de inovar ou promover mudanças devido a não abertura a idéias novas ou diferentes;
- não focar em resultados e não assumir responsabilidades por estes;
- deixar de tomar a iniciativa.

*Incapacidade de praticar o autodesenvolvimento e de aprender com os próprios erros:
Um líder com essa inabilidade apresenta maturidade profissional inadequada, ainda mais levando em conta sua responsabilidade enquanto gestor de pessoas, pois antes de ser um gestor de processos é um gestor de gente. E se não consegue aprender com os erros cometidos, terá dificuldades em ter uma equipe de alto desempenho já que a equipe é "espelho" do líder.

*Inabilidade em relacionamentos interpessoais fundamentais:
Se um líder não ouve, não comunica e nunca acha que está errado certamente isso refletirá no seu relacionamento não só com sua equipe, mas também, com seus pares e superiores.

*Não abertura a idéias novas ou diferentes:
Aqui parece prevalecer o receio do líder no qual se a idéia não partiu dele, não serve. Isso denota insegurança mesmo porque o líder não pode querer saber tudo, não é um super-homem.

*Não focado em resultados e não assumir responsabilidades:
Se o líder não é focado em resultados sua permanência está a perigo, pois, isso refletirá nos objetivos da área e seu superior tomará alguma providência cedo ou tarde. E se o líder não assume responsabilidades que são inerentes à sua atividade, o caos está instalado.

*Deixar de tomar a iniciativa:
Mesmo que ele não tome qualquer iniciativa, alguém tomará por ele, e uma das iniciativas tomadas será o seu desligamento. Aqui vale o ditado de que "se você não tomar conta da sua vida, alguém o fará por você".

Conclusão: Um aspecto interessante a ser notado nos pontos mencionados é o de que todos eles estão diretamente ligados ao comportamento do líder, ou seja, são aspectos internos relacionados às suas crenças enquanto pessoa.
Nesse caso, o próprio líder tem as condições necessárias de alterá-los, tendo total autonomia para isso. Porém, para que tal ação ocorra, terá que ter humildade e vontade, despindo-se das suas 'verdades' inquestionáveis.


Nenhum comentário: